A decoração do aquário pode ter plantas, preferencialmente musgos uma vez que requerem menos cuidados e manutenção, cerâmicas, troncos ou rochas para aquário. Sempre devidamente tratados antes da sua introdução, para tal devem ser fervidos 2 a 3 minutos.
Algumas plantas de caule (ex. anúbias e cryptocorynes), durante as podas, podem libertar algum elemento que seja tóxico para os camarões e como tal devem ser escolhidas plantas evitando correr esse risco. Musgos são altamente aconselhados uma vez que são bons para retirarem nitratos e absorverem poluentes, são também uma fonte de biofilme e refúgio para as crias dos nossos camarões.
Há que ter algum cuidado na escolha de pedras, podendo utilizar desde xistos, basalto, granito, gnaisses, quartzo, entre outras. No geral todas as rochas ígneas são indicadas, evitando as que sejam sedimentares. Arenito, mármore e rochas calcárias NÃO devem ser utilizadas, pois irão libertar compostos na coluna de água alterando os parâmetros do aquário. Pode usar ácido muriático ou clorídrico na rocha que pretenda verificar, as sedimentares e contendo calcário irão reagir.