Medindo milímetros, a hydra é composta por um corpo tubular, meia dúzia de tentáculos no topo e um “pé” pegajoso para se fixar.
Infelizmente é um visitante comuns nos nossos aquários. Este minúsculo predador alimenta-se de pequenos invertebrados aquáticos que são paralisados pelas células urticantes que possuem. É claro que uma ou duas picadas não farão mal a um camarão adulto. O problema é que ao encontrar uma Hydra, significa que haverá muitas mais e pode ser perigoso até mesmo para um camarão adulto.
O número delas cresce exponencialmente! A cada 2/3 dias, cada uma faz uma cópia. Assim, uma Hydra pode-se transformar em 4.000 em apenas 3 meses uma vez que as nascidas também se reproduzem de igual forma.
POSSÍVEIS CAUSAS:
– Introdução através de alguma planta. – Introdução através caracóis (pouco provável através de camarões) (fazer quarentena é sempre recomendado) – Transição por equipamento ou acessório de aquário infetado – Via aérea por pó domestico (ovos em repouso) – Más condições da água / Filtragem/ TPA insuficiente – Praticamente impossíveis de detetar em miniatura.
TRATAMENTO
#1 ASPIRAÇÃO – Deve aspirar todas as Hydras visíveis já que se reproduzem rapidamente, usando uma seringa de alimentação.
#2 CARACÓIS – Caracóis tais como Asolene Spixi, conseguem eliminar as hydras dos nossos aquários. (Alguns peixes também, mas com camarões NÃO!)
#3 NO-PLANARIA (Genchem) – Usado principalmente na eliminação de planárias, também é eficaz contra Hydras. (Consultar uso no tratamento das planárias, retirar todos os caracóis antes do tratamento)