Espécies

Camarões

A essência do nosso hobby!

Invertebrados de água doce, por muitos apelidados de camarões “anões” pelo seu tamanho diminuto que pode, dependendo da espécie, chegar a um máximo de 3cm.

Pertencem a um grupo de crustáceos bastante popular na aquariofilia e tem exemplares bastante variados, seja em cor ou padrão. As espécies mais populares são as Neocaridinas, Caridinas e Sulawesi (Caridina).

Estes animais passam o tempo a alimentarem-se de tudo o que apanham uma vez que são detritívoros, desde algas a outros organismos que vão crescendo em plantas, musgos, pedras, substrato e até mesmo outros camarões mortos.

Neocaridina & Caridina Babaulti

Caridina Cantonensis

Caridina Sulawesi


...

Macrobrachium

São camarões com tenazes relativamente grandes e compridas, onde algumas espécies alcançam um tamanho considerável permitindo comer alguns peixes e outros crustáceos.
O seu comportamento territorial pode causar lutas entre exemplares da mesma espécie.
Espécies mais pequenas, como a Macrobrachium cf. banjarense ou a Macrobrachium lanchesteri, geralmente são mais sociáveis e necessitam de menos espaço. 

Camarões Filtradores

Nas pontas do primeiro par de pernas têm pêlos compridos, que podem abrir em forma de leque. Com estes pêlos “filtrantes”, filtram, da corrente de água, as partículas de nutrientes flutuantes (plâncton vegetal e animal). 

Os camarões filtradores gostam de permanecer em superfícies ásperas ou duras, para que se possam segurar na corrente de água. 

Cambarellus

As espécies de Cambarellus são adequadas para manter em aquários maiores, no estado adulto podem ter entre 3 a 6 cm.

Não é aconselhável manter esta espécie com outras de tamanho inferior, já que os camarões podem ser uma presa agradável para eles.

Estes lagostins anões podem-se manter, sem quaisquer problemas, em aquários com plantas uma vez que estas não fazem parte da sua alimentação. 
A esperança de vida é de 1,5 a 2 anos. 

Cherax

Estes crustáceos coloridos alcançam um tamanho muito maior que as espécies de Cambarellus e vivem durante mais tempo – até 8 anos.
São maioritariamente pacíficos e devido às suas grandes tenazes movem-se de 
forma meio desajeitada. 
As espécies de Cherax gostam de se esconder.
Algumas espécies são activas no escuro, outras também procuram comida durante o dia. 

VOLTAR AO TOPO
0
    0
    item(s)