pH corresponde ao potencial hidrogeniónico de uma solução, determinado pela concentração de iões de hidrogénio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade.
O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14, mede a acidez e basicidade de uma solução.
Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Quanto menor o valor do pH mais ácida será a solução.
GH é uma abreviatura para Gesamthäerte, que significa “dureza geral/total” em alemão, mas o uso mais comum é o inglês “General Hardness”.
GH é definida como a soma de catiões divalentes em solução (iões com uma carga de +²), incluindo elementos como cálcio, magnésio, estrôncio e muitos tipos de metais mais pesados, como ferro e cobre.
Como os iões de magnésio e cálcio são muito mais abundantes na água do que outros tipos de catiões divalentes, o GH é essencialmente a concentração combinada de iões de magnésio e cálcio.
KH, ou Karbonathäerte, é uma medida da alcalinidade da solução..
A dureza de carbonatos/carbonatada refere-se apenas aos carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, pois existem outros compostos, inclusive alguns fosfatos, silicatos e outros que também possuem o efeito tampão.
A dureza de carbonatos-KH é a responsável pelo “efeito tampão“, que é a capacidade de manter o pH estável, mesmo com a adição de ácidos ou bases (compostos alcalinos). Deste modo o pH está intimamente relacionado com o KH.
Os testes com gotas (reagentes) são mais precisos
TDS (Total Dissolved Solids) e EC (Electrical Conductivity) são siglas usadas para calcular os sólidos dissolvidos totais/condutividade elétrica. TDS é o conjunto de todas as substâncias orgânicas e inorgânicas contidas num líquido sob formas moleculares, ionizadas ou microgranulares. É um parâmetro de determinação da qualidade da água, pois avalia o peso total dos constituintes minerais presentes na água, por unidade de volume, parte por milhão (ppm) ou microsiemens/cm (µS/cm). Uma relação padrão de condutividade em µS/cm para TDS é de 2:1
As substâncias dissolvidas envolvem o carbonato, bicarbonato, cloreto, sulfato, fosfato, nitrato, cálcio, magnésio, sódio e iões orgânicos, entre outros iões necessários para a vida aquática. Ao usar água de osmose (sem sais minerais) e adicionar a mineralização especifica para obter o GH, Kh desejado, pode ver equivalência aos TDS, podendo usar esse valor como referência para preparar água idêntica sem necessitar medir constantemente o GH e KH.
É apenas possível porque na água de osmose ira ter principalmente esses minerais adicionados.
Os medidores/canetas de TDS podem ter escalas de medição diferentes, e a melhor maneira de saber a equivalência é após preparação da água, medir GH e KH.
Parâmetros nas Espécies
NEOCARIDINA / TIGER (Caridina)
Ideais para quem deseja iniciar o hobby devido à sua enorme resistência e amplitude de parâmetros. Qualquer substrato inerte pode ser usado para manter estes parâmetros uma vez que o efeito tampão do kH alto, permitirá uma estabilidade a nível do pH.
Estes camarões podem ser mantidos em muitas águas obtidas em casa, pela rede, não obstante, ter sempre atenção a possíveis metais nocivos.
Os preferidos dos mais experientes, são camarões de parâmetros ácidos mas que requerem controlo e estabilidade. Recomendado o uso de substrato específico para Caridinas, anulando o KH (dependendo da água em uso) e substitui o seu efeito mantendo o pH estável. É preferível o uso de água de osmose ou engarrafada com baixa mineralização com a adição de minerais GH+ para alcançar o desejável.
Camarões de parâmetros alcalinos, mas que ao contrário das Neocaridinas, são dos camarões que requerem maior controlo e estabilidade no aquário e nas TPA´s. Vivem em temperaturas superiores a todos os outros e na sua maioria apenas é possível conseguir manter usando mineralização própria para a espécie em questão.