Este parasita parece-se com um fungo branco (embora não seja um fungo). Normalmente inicia o crescimento na ponta do rostrum “nariz” do camarão (outras vezes nas antenas ).
Em alguns casos, a vorticela pode apresentar coloração amarelada ou incolor.
Esta é a maneira mais fácil de diferenciar Vorticella de Scutariella Japonica.
Em outros casos, é possível identificar pelo comportamento natatório alterado dos camarões. Por exemplo, nado invertido e movimentos circulares. A forte infestação de protosoanos nos pleópodes e periópodes causa alterações no comportamento de natação.
Os sintomas de camarões de água doce infetados incluem perda de apetite e stress excessivo.
POSSÍVEIS CAUSAS:
– Más condições da água podem estar na origem. – Excesso de alimentação ou resíduos orgânicos acumulados no substrato. – O excesso de detritos levará ao aumento das bactérias, que alimentam a Vorticela. O aumento de bactérias mostra-se como água turva.
PREVENÇÃO/TRATAMENTO:
#1 SAL AQUÁRIO – Colocar num recipiente ±15g de Sal para 0,5L de água do aquário (preferência uso de sal especifico para aquário) – Dissolva bem o sal e coloque o camarão nesse recipiente. O banho deve durar entre 30 a 60 Segundos para ser eficaz e observar os camarões sem parasitas.
Se necessário colocar em isolamento noutro recipiente (com água do aquário) e repita o tratamento após alguns minutos. #2 ENDOBAKT AKTIV (Dr. Shrimp Healthy)
Utilizar após TPA de 30% Prevenção: adicione 2 gotas por 10 litros de água do aquário 2 vezes por semana Tratamento: adicionar 7 gotas por 10 litros de água do aquário 2 vezes por semana