INFEÇÃO FÚNGICA

Apesar de mais comum em peixes, não deixa de ser uma possibilidade real para os camarões.

A maioria dos camarões é capaz de resistir bem a infeções fúngicas, desde que tenham um sistema imunológico sólido. Quando os camarões estão frágeis, recuperando de outra(s) doença(s) ou logo após a muda, estão particularmente sensíveis e propensos a desenvolver uma infeção fúngica.

As infeções fúngicas são particularmente difíceis de diagnosticar quando afetam os órgãos internos do camarão. Na verdade, eles só são perceptíveis com um microscópio.
No entanto, infeções fúngicas como “Achlya” ou “Saprolegnia” que afetam a membrana externa do camarão podem ser visíveis a olho nu na forma de resíduos brancos. Os camarões que foram atacados por esses fungos desenvolverão um crescimento branco semelhante a uma nuvem na parte externa do corpo.

Infeções fúngicas superficiais são mais fáceis de diagnosticar e mais fáceis de tratar. Em alguns casosapós a muda «ecdise» a infeção fúngica desaparece com a própria casca.

A temperatura elevada beneficia o parasita, por isso, nos meses de verão, esta doença pode ser devastadora em aquários sem temperatura controlada.
É essencial manter a temperatura inferior a 23ºC

PREVENÇÃO/TRATAMENTO:
Fazer trocas de água maiores e com mais frequência.

#1 PIMAFIX (Api)
É seguro com invertebrados como caracóis e camarões. Não vai prejudicar o filtro biológico.

Dosagem/Uso:
– Adicione 5 ml por cada 10 litros de água do aquário.
– Diariamente durante 7 dias.
– Após 7 dias, faça uma TPA de 30%.

#2 FUNGOL (JBL)
Trata micoses externas (infeções fúngicas). Porém, muito cuidado, segundo o fabricante, “Invertebrados de água doce (camarões, crustáceos, caracóis, etc.) podem apresentar intolerâncias”.

Se decidir usar, comece com menos de meia dose recomendada e aumente com cautela se necessário.

VOLVER ARRIBA
0
    0
    item(s)