Ciclagem




A ciclagem do aquário é o processo chave para o correto início de um ecossistema equilibrado, mas desconhecido pela maioria dos iniciados e essencial para evitar mortes.

A água a introduzir no aquário durante a ciclagem deve ter os parâmetros corretos para a espécie. 

A amónia é o elemento tóxico mais mortal para os nossos pequenos e que surge através da decomposição orgânica que surgirá no nosso aquário, seja pela morte de algum camarão, excrementos ou decomposição vegetal.

Este processo pode ser combatido naturalmente dando tempo de ciclagem ao seu aquário (recomendado mínimo 30 a 50 dias)

Este tempo permite que sejam desenvolvidos microrganismos na água, ou seja bactérias nitrificantes benéficas (Nitrosomonas) que se alimentam de amónia (NH3) e a vão transformar em nitritos (NO2).

Estes que apesar de menos tóxicos constituem também perigo para os nossos invertebrados. Felizmente outros microrganismos (Nitrobacter) irão processar estes e serão convertidos em nitratos (NO3).

Os nitratos, sendo menos tóxicos que os anteriores, são também prejudiciais e devem ser removidos constantemente da água.

Naturalmente pela absorção/consumo das plantas ou musgos existentes no nosso aquário e também pelas essenciais e obrigatórias TPA (Trocas Parciais de Água) diminuindo assim os nitratos existentes e a sua toxicidade.

Durante a ciclagem, é aconselhável que as TPA comecem a ser feitas após os primeiros 15 dias de ciclo, para permitir que quanto antes se baixem os nitratos, impedindo que eles subam em excesso.

A extrema necessidade do tempo de ciclagem é essencial para a criação das referidas bactérias nitrificantes (microrganismos) para que todo este processo siga o ciclo correto. 

Pode adicionar alguma folha seca para que entre em decomposição ou um habitante com maior resistência, como é o caso dos caracóis, juntamente com alguma comida para que, através dos seus excrementos seja iniciada a decomposição e posteriormente o aparecimento destas bactérias no aquário.

 

Este processo pode ser acelerado, colocando um filtro ou cerâmicas previamente usados em outro aquário montado e estabilizado, onde irá adquirir bactérias que levará para o novo aquário.

Também existem produtos comercializados para esse efeito, mas se pode ser obtido naturalmente não existe necessidade de despesa extra.

Nunca esquecer que um ciclo de menos dias, poderá originar picos de instabilidade nesses elementos tão perigosos aos nossos camarões, mesmo que sejam feitos testes e os mesmos apresentem valores aceitáveis.

Após uma ciclagem correta, para melhor controlo destes valores, devem ser usados testes de gotas já que são mais fiáveis do que os comuns testes de fitas.

O pH (acidez/alcalinidade) e TDS (Total Dissolved Solids) sólidos dissolvidos totais ou medida da quantidade total de minerais contidos na água que determina a sua pressão osmótica (equivalência ao GH) podem ser medidos usando canetas digitais.

Parâmetros Ideais:
Água: pH / gH / kH (conforme espécie)
Amónia / Nitritos: 0
Nitratos: 0-10 ppm


Uma ciclagem curta é um RISCO desnecessário ao bem-estar dos camarões.
NÃO apresse a introdução, evite mortes por falta de condições!

VOLVER ARRIBA
0
    0
    item(s)