Discreta, age rapidamente podendo o surto levar à mortalidade maciça e só dá para aperceber do problema quando vários deles começarem a morrer subitamente.
Em camarões transparentes (como o camarão Amano ou o camarão fantasma), a infeção pode (ocasionalmente) ser observada por uma mudança na aparência de seus órgãos internos podendo parecer inflamadas/inchados e, às vezes, ficar pretos.
Infelizmente, para outros tipos de camarão, a infeção pode passar totalmente despercebida até a morte. Na verdade, podemos nem perceber o que causou a morte e culpar os parâmetros da água (PH, GH, KH, TDS, nitratos, etc), problemas de muda, etc.
Caso seja possível identificar a infeção, geralmente significa que o camarão está infetado há algum tempo, e pode ter só alguns dias de vida.
A prevenção é altamente recomendada no combate a esta doença e ocasionalmente um TPA maior é benéfico.
Temperatura elevada beneficia o desenvolvimento da doença, por isso, nos meses de verão, esta doença pode ser devastadora em aquários sem temperatura controlada. É essencial manter a temperatura inferior a 23ºC
PREVENÇÃO/TRATAMENTO:
#1 ENDOBAKT AKTIV (Dr. Shrimp Healthy)
Prevenção: – Após TPA de 30% – Adicione 2 gotas por 10 litros de água do aquário 2 vezes por semana Tratamento: – Após TPA de 50% – Adicionar 7 gotas por 10 litros de água do aquário 2 vezes por semana
#2 Terminalia Catappa É recomendado usar constantemente folha(s) de amendoeira da índia no aquário. Óptimo alimento para os camarões, têm também função antibacteriana e antifúngica.