Este processo deve ser efetuado com muito cuidado, pois é essencial para a perfeita adaptação dos camarões à água existente no aquário de destino, deve ser feito lentamente e com paciência.
Ao receber camarões novos ou sempre que pretenda passar de um aquário a outro, mesmo que os parâmetros sejam similares, é sempre aconselhável fazer uma aclimatação para evitar stress e possíveis mortes.
Devem-se colocar os camarões num recipiente que permita triplicar o valor da água de transporte/origem (usar 150ml).
O recipiente deve conter algo para que se agarrem para não stressarem (pedaço de musgo, planta ou esponja/rede que deveria vir na embalagem de transporte).
Colocar o recipiente com os camarões dentro do aquário durante algum tempo para que a temperatura se ajuste (apenas se o recipiente for exclusivo para o aquário, sem uso de detergentes ou substâncias nocivas), caso contrário colocar o recipiente ao lado do aquário. Após este processo podemos começar a introduzir água do aquário.
Este processo deve ser feito lentamente e de maneira autónoma se tiver disponível sistema de reposição “gota a gota” (recipiente ou tubo com torneira), ou ir colocando pouco a pouco alguma água do aquário (por ex. 25ml) e repetir a cada 15minutos. Passadas três horas o valor da água no recipiente seria o equivalente ao triplo do inicial (+300ml).
Este processo pode ser menos demorado se estivermos a falar de camarões que não se sujeitaram a transporte.
Após feita a aclimatação, apenas os camarões devem ser passados para o aquário, sem colocar a água onde eles foram adaptados (já que contém a mistura de ambas as águas, transporte e do aquário) para impedir que outras bactérias além das existentes no nosso aquário entrem no mesmo, o que poderia originar um choque de bactérias, perdendo parte das mesmas, deixando instáveis os parâmetros do aquário. Um camaroeiro/rede 3D é perfeita para este tipo de ação (coloque a mão por cima para evitar que saltem), assim como qualquer captura necessária dentro do aquário uma vez que a rede mantém a sua forma fixa sem magoar os camarões.
Não alimentar os camarões nos primeiros dias, um aquário bem ciclado tem alimento natural (biofilme) que será a preferência dos camarões. É benéfico ter alguns caracóis para que não sobre comida, mas alguns podem reproduzir em excesso se sobrealimentar.
IMPORTANTE
Após introdução dos camarões no aquário, a luz deve permanecer desligada durante 12h !