Os primeiros sintomas visíveis no corpo do camarão apresentam o tecido interno com coloração branca que se espalha da base da cabeça até colonizar o resto do corpo. É quando o camarão começa a ficar raquítico, com movimentos espasmódicos dos pleópodes, sendo possível vê-lo nadar sem rumo, com o corpo ligeiramente curvo.
O principal problema desta doença é que se espalha rapidamente no aquário, pois os espécimes infetados ao estarem fragilizados são atacadospelo resto da colonia e ao serem comidos contagiam os restantes.
Na eventualidade da doença afetar todo o abdómen, a cura não será possível e o camarão morrerá em poucos dias. Aparentemente um pH mais baixo tem maior risco de propagação da doença
A temperatura elevada beneficia o parasita, por isso, nos meses de verão, esta doença pode ser devastadora em aquários sem temperatura controlada. É essencial manter a temperatura inferior a 23ºC
POSSÍVEIS CAUSAS:
– Parâmetros de água incorretos – Infeção bacteriana
PREVENÇÃO/TRATAMENTO:
– Isolar imediatamente os camarões visivelmente afectados. – Retirar TODAS as mudas e camarões mortos que encontre. – Fazer TPA com maior frequência
#1 CRUSTA PROPOLIS (Dr. Shrimp Healthy)
Dosagem/Uso: Usar algumas gotas (o necessário para humedecer bem) diretamente na alimentação, aguardar 5 a 10 minutos para que absorva e seque antes de alimentar todos os camarões (aquário e retirados para isolamento).
Este processo deve ser repetido de dois em dois dias (apenas alimentar nestes dias) para fortalecer o sistema imunológico dos camarões até verificar que não existem mortes.
Remover SEMPRE todas as mudas existentes e/ou mortos, tanto dos isolados como restantes aparentemente saudáveis no aquário .