É um parasita comum nas Neocaridina sp., mas também pode aparecer noutras espécies e crustáceos de água doce.
O primeiro sinal de infeção num camarão é o aparecimento de um pequeno crescimento semelhante a um “pelo” branco de cerca de 1 a 2 milímetros no topo da cabeça. Estes parasitas não vivem apenas nas cabeças dos camarões. No entanto, raramente são encontrados em direção às pernas dos camarões ou à parte inferior de seus corpos.
Crescem, desenvolvem e reproduzem dentro do camarão. Isso significa que eles deixam ovos dentro da cabeça que após as mudas “ecdise”, são liberados, abrem e passam a colonizar mais camarões. Embora esses ovos tenham diâmetro pequeno, muitas vezes há vários deles formando uma área branca percetível em torno da cabeça do camarão tornando-os fáceis de ver, mesmo sem usar um microscópio.
Não é considerado mortal para os nossos camarões, embora possa enfraquecê-los e outros fatores influenciem a sua expectativa de vida.
Scutariella Japonica é geralmente confundida com o protozoário Vorticella. Embora não tenham nada em comum no nível taxonómico. Uma maneira fácil de diferenciá-los é pela cor: o Vorticella é transparente ou quase transparente enquanto os Scutariellas são brancos opacos.
POSSÍVEIS CAUSAS: – Camarões infetados (podem transportar ovos) – Alimentos com base de camarões infetados
PREVENÇÃO/TRATAMENTO:
– INDIVIDUAL – #1 SAL AQUÁRIO Colocar num recipiente ±15g de Sal para 0,5L de água do aquário (preferência uso de sal especifico para aquário) Dissolva bem o sal e coloque o camarão nesse recipiente. O banho deve durar entre 30 a 60 Segundos para ser eficaz e observar os camarões sem parasitas. Os banhos de sal removem o hospedeiro, mas não afeta os ovos ficam alojados no camarão até a eclosão e será necessário repetir o tratamento. NOTA: Corremos os risco de levar alguns parasitas novamente na rede ao devolver o camarão no aquário.
– AQUÁRIO – Não alimente durante estes tratamentos: #1 NO-PLANARIA (Genchem)
Normalmente usado em planárias e hydras mas também pode ser usado neste caso. (Remover SEMPRE todos os caracóis do aquário uma vez que podem ser afetados) Embora aparentem estar bem após um dia, a continuação do tratamento garantirá que todos os parasitas invisíveis também sejam mortos. Dosagem/Uso: (metade do indicado durante 3 dias – Consultar tratamento das Planárias) Faça uma TPA de 50% no dia após o fim do tratamento. Remova os exosqueletos das mudas nas próximas 2-3 semanas para eliminar os ovos.
#2 PARAGUARD (Seachem) Um medicamento usado para tratamento de camarões. Não contém formaldeído ou metanol e não altera o pH da água.
Dosagem/Uso: 5ml (1 tampa) por cada 40 litros Repita diariamente durante uma semana. Remova os exosqueletos das mudas nas próximas 2-3 semanas para eliminar os ovos.
ParaGuard também não afeta os ovos. Ocasionalmente é usado após o tratamento com sal apenas para garantir a eliminação da propagação após eclosão.